Salada no Pote

Nos últimos anos, tenho aprendido que TUDO está conectado. Cada vez mais tenho percebido o valor do nosso próprio ecossistema.

Aprendi também que a frase “Feito é melhor que (nunca) perfeito”, para uma boa perfeccionista que sou, tem o seu valor!
Portanto, resolvi iniciar este blog. Simplesmente começar!

Meio que de trás pra frente, segundo a minha linha do tempo de aprendizagem nesses quase 5 anos de vida na casa dos 30, mas como está tudo conectado, enquanto eu puder escrever para este blog, vocês perceberão que tudo vai fazer sentido.

Sendo assim, o primeiro post vai para a minha mais nova dedicação: a salada no pote.
Sempre gostei de saladas. Quanto mais elaborada e saborosa, melhor. Nada de beterraba e cenoura raladas, temperada com vinagre. Eca.
Aprendi que saladas podem ser uma refeição completa em termos nutricionais!!! E nessas pesquisas, descobri a salada no pote.
Em blogs americanos as pessoas indicam preparar a salada em pote de vidro, que conferem maior durabilidade aos alimentos, podendo assim, preparar no domingo, saladas para a semana inteira, garantindo que se preservarão muito bem de 5 a 7 dias na geladeira.
Comecei este ano com o objetivo de levar a salada no pote de “marmita” para o trabalho para os dias que não tenho almoço marcado e isso vem funcionando muito bem.
Olha os benefícios:
  1. Comida de verdade: eu que preparei, portanto sei exatamente o tipo de ingredientes que estou ingerindo.
  2. Comida feita com amor: nos restaurantes muitas vezes esse ingrediente mais que especial não existe.
  3. Neste verão rigoroso que estamos tendo, não preciso mais quase morrer de calor ao sair caminhando até a um restaurante, além de evitar pegar o pior sol do meio dia.
  4. Uso bastante salto alto, e sair caminhando assim pelas calçadas do nosso país não é tarefa das mais fáceis.
  5. Para quem tem o paladar exigente, não precisa mais ficar se aborrecendo por aí, porque restaurantes bons são raros.
  6. Mesmo que você tenha um restaurante favorito perto do seu trabalho, você dificilmente vai querer frequentá-lo os 5 dias da semana. Eu sei que por melhor que seja, chega uma hora que enjoa.

E uma das principais vantagens, já que também faz parte dos meus objetivos de 2015, é:

  1. Pra quem, assim como eu não pode ver um docinho, e quer reduzir o consumo de açúcar em 2015, nada melhor do que ficar longe dessas tentações.
 Salada no Pote 1   Salada no Pote 2   Salada no Pote 3
Bem, espero que ao menos 1 desses benefícios tenham sido suficientes para lhe fazer experimentar a salada no pote.
Apesar de eu ainda não ter comprado meus 5 potinhos de vidro para preparar todas no domingo, eu comprei um pote bem legal de plástico mesmo, mas livre de BPA (químico encontrado no plástico, facilmente assimilado pelo corpo humano como toxina, que interfere no sistema endócrino, causando diversas doenças) e aí tenho preparado meu almoço sempre na noite anterior.
Mesmo assim, sempre cozinho os grãos (leguminosas e cereais) para 2 ou 3 dias e o restante da minha marmita normalmente são ingredientes crus (tomate, pepino, alcachofra, brotos, tofu, abacate, azeitonas e verduras) ou levemente cozidos (abobrinha, cenoura, batata doce, etc).
A dica principal está na montagem: o molho é sempre a primeira etapa do seu pote, ele vai na base, e depois ingredientes mais pesados que possam ficar em contato com o molho, como um grão de bico, um tomate cereja, deixando as folhas sempre por último.
As folhas você também pode prepará-las no domingo, para facilitar o seu dia-a-dia. Lave-as, deixe as secar e armazene em potes forrados com papel-toalha na geladeira, assim elas duram aproximadamente 7 dias.
Se ficou alguma dúvida é só me escrever.
Beijos,
Fabi
4 comentários sobre “Salada no Pote

  1. Jenecy disse:

    Fabi axei muinto interessante,pois sou cozinheira estava a procura de algo p abrir um negócio .minha filha está no 3:semestre de nutrição axo que VC mi deu um presente ,abrir um negócio só de saladas no pot,se VC poder mi ajudar a criar um nome ficare linsongiada,bjus Jenecy

    Curtir

  2. Fabiana disse:

    Fiquei feliz em ler seu comentário Jenecy! Muito obrigada e parabéns pela excelente escolha da sua filha em fazer Nutrição, que na minha opinião é certamente uma das principais profissões com um futuro muito brilhante pela frente!! E com relação a sua idéia do negócio de Saladas no Pote, acho genial, e você sendo cozinheira e com a ajuda da filha estudante de Nutrição, será sucesso na certa! Muitas pessoas já me pediram para abrir um negócio deste tipo, com certeza mercado tem!!! Vou pensar em nomes para te ajudar, mas acho que manter a simplicidade, usando o próprio nome da salada no pote, é a chave! Basta pesquisar para saber os nomes dos concorrentes. Bjs, Fabi.

    Curtir

Deixe um comentário

